segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SAL ROSA DO HIMALAIA


Em um "amigo oculto" de final de ano ganhei uma barra de sal rosa do Himalaia. Não conhecia.

A pessoa que me presenteou disse que se tratava de uma especiaria de sabor intenso e especial. Procurei me informar.

Ainda não o utilizei mas as informações que consegui já me deixaram com algumas idéias...


SAL ROSA DO HIMALAIA

Existem mais de 300 variedades de sal, que são divididos em dois grupos: o marinho e o de rocha. O primeiro se origina da evaporação da água do mar e o segundo é retirado de minas subterrâneas que surgiram quando antigos lagos ou mares secaram.
Do ponto de vista nutricional, o sal é uma grande fonte de sódio, mineral fundamental na regulação do volume de líquido no corpo, na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. No entanto, o sódio também é abundante na maioria dos alimentos naturais. Assim, é adicionado aos alimentos mais pela satisfação do paladar do que por uma real necessidade do organismo.Em sua longa presença em nosso cotidiano, estimada em 10 mil anos, o sal já foi fundamental na conservação de alimentos, aplicado em rituais religiosos e é insubstituível em grande parte das receitas.
De importância histórica, o sal esteve envolvido em momentos marcantes, como por exemplo "A Marcha do Sal".A Marcha do Sal ou Satyagraha do sal, foi um ato de protesto contra as proibições de extração de sal pelos indianos, em 1930, impostas pelos britânicos. Mahatma Gandhi caminhou junto com muitos seguidores quase 400 quilômetros em 25 dias em direção ao litoral, para pegar um pouco de sal para si. Este foi um dos muitos movimentos na luta de Gandhi pela libertação da Índia do domínio britânico e também mostra a importância do sal para os homens.
No passado, devido à inexistência de refrigeradores, este mineral foi amplamente usado para conservar alimentos e acabou se tornando o condimento mais utilizado no mundo.
Produzido no Nepal e China, o sal do Himalaia vem de uma reserva natural, aos pés da Cordilheira. Na Era Paleozóica, há cerca de 250 milhões de anos, um mar localizado na região foi o responsável pela alta concentração de minerais nesta matéria-prima. A iguaria – de textura mais fina e sabor suave – é ideal para salgar peixes e saladas. É o mais puro e dito como o melhor do mundo.
O lindo tom vem das dezenas de minerais presentes, além do dominante cloreto de sódio. O ferro lhe dá o toque avermelhado, enquanto o manganês forma o laranja, resumindo-se num salmão brilhante. Quando triturado, tem textura e sabor quase iguais aos do sal comum. De agradável textura apresenta toque metálico, sabor agradável e suave. Assim, vale pelo estado puro e pelo colorido. Como a flor de sal, é iguaria para finalização, de preferência para se pôr à mesa.
Sirva sobre azeite, manteigas, cremes, carnes e peixes grelhados ou qualquer prato mais gorduroso que aguado para que este não se dilua rapidamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.