quinta-feira, 1 de março de 2012

IL GNOCCHI DI FORTUNE



CURIOSIDADES SOBRE O NHOQUE DA FORTUNA:
Reza a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de Dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas.
São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que em baixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro em baixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
O dinheiro colocado sobre o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29 para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite.
A receita que fiz ontem foi me passada por minha mãe. A mesma que ela faz há cerca de quarenta anos! E o nhoque de ontem também foi especial porque outro 29 de Fevereiro só daqui a quatro anos...

INGREDIENTES (porção para seis pessoas):
Para o nhoque:
· 5 batatas médias
· 2 ovos
· farinha de trigo
· sal a gosto
· parmesão ralado a gosto

Para o molho:
· 1 lata de tomate pelado
· 1 cebola média picada em cubos
· 1 dente de alho finamente picado
· 1 caule de salsão finamente picado
· 1 punhado de manjericão
· azeite quanto baste

MODO DE PREPARO:
Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Acrescente os dois ovos e sal a gosto e vá acrescentando a farinha aos poucos, amassando bem e até que a massa tome consistência e solte das mãos com facilidade.

Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm. Leve ao fogo em uma panela com bastante água. Quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques até que eles começarem a subir. Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma,retire os nhoques já cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo até toda massa estar cozida. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário e reserve.

Pique a cebola, o alho, o salsão e o manjericão e os coloque em uma panela pré-aquecida com azeite e os frite. Acrescente o tomate pelado e seu molho e deixe cozinhar por cerca de 05 minutos. Adicione o vinho branco e deixe reduzir. Corrija o sal e pimenta. Despeje-o sobre o nhoque, salpique queijo e leve ao forno para gratinar.
Sirva quente e deleitem-se. A mamma utiliza, ao invés do sal na massa, um tempero especial que ela mesmo faz... Esta receita ainda não estou autorizado a passar, apesar de tê-la aprendido.
Pequenos segredos também são pequenos prazeres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.