terça-feira, 13 de março de 2012

LE SCANDALE

Gosto de algumas combinações... Carne, batata e cebola, nunca deu errado... Além de simples a união destes sabores é divina... É claro que não consigo de deixar de inventar... Le Scandale...
meu bife de picanha, cortada em tiras, com cebola, batata e pimentão assados, com alecrim!

INGREDIENTES:

  • Uma peça de picanha com cerca de 1kg, cortada em tiras;
  • 200 g de batatas, cortadas em rodelas grossas;
  • Cebolas pequenas quanto baste;
  • Pimentões pequenos quanto baste;
  • Sal, pimenta do reino escura e pimenta do reino a gosto;
  • Azeite quanto baste;
  • Duas colheres de sopa de manteiga;
  • Alecrim fresco e seco.

PREPARO:

Coloque a peça de picanha em uma tábua, com a capa de gordura voltada para cima. Faça cortes longitudinais na peça, com cerca de três a cinco cm de espessura. Tempere com o mix de sal, pimenta do reino escura e branca a gosto. Sele cada dos bifes em frigideira pré-aquecida com fio de azeite em seu fundo. Reserve.

No forno médio coloque os pimentões e deixe-os por alguns minutos até que sua casca comece a escurecer, vire-os (CUIDADO!!! ESTÃO QUENTES) para que o outro lado também escureça. Retire-os neste ponto e os coloque em um recipiente recoberto por plástico filme. O vapor vai fazer com que a casca deles solte facilmente.

Prepare uma assadeira, com fundo recoberto por azeite, duas colheres de sopa de manteiga e salpicadas por folhas de alecrim secas. Descasque as cebolas e as coloque inteiras, junto das batatas cortadas em rodelas grossas, temperadas com sal a gosto, dispostas junto aos bifes de picanha cortadas em tiras.

Leve a assadeira ao forno pré-aquecido e recoberta por folha de papel alumínio, por cerca de 20 minutos e depois mas dez minutos sem ele. Aqui vai uma orientação. Cada forno, cada forno... Cuidado para que a picanha não resseque e endureça. Eu prefiro a carne de mal passada a ao ponto, com interior vermelho, macio e sangrante. Já fiz esta receita apenas selando os bifes e grelhando-os um pouco mais.

Finalize o prato com um generoso fio de azeite e um ramo de alecrim fresco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.