sexta-feira, 23 de março de 2012

SPAGHETTI AL PESTO COM FILÉ AO TORNEDOR









A história do pesto começa com a história do manjericão, chamado de basilico pelos italianos.

Do Basilico, matéria prima do pesto, falam escritores da Grécia e da Roma antiga, bem como da Idade Média, todos cuidadosamente mencionados e catalogados num tratado: "O Basilico e o uso do mesmo" escrito por Salvatore Massonio em 1627.

O Pesto é mencionado depois em 1800 na codificação da cozinha genovesa (noroeste da Itália), elaborada por Rossi e Ratto que definiram o Pesto sob o nome de "Batido de Basilico com aromas".

Esta magnífica receita ficou confinada na região da Liguria, província ao noroeste da Itália por séculos para depois, em meados de 1980, vir a ser descoberta pelos demais italianos e mais tarde pelos europeus e americanos.

As variações são inúmeras e baseadas na presença ou não dos ingredientes originais. Além do manjericão, azeite, sal e alho, são utilizados o queijo parmesão e o pecorino. Quando estive na França, há cerca de um ano, comi uma variação, mais cremosa...

Tentei recriá-la! Achei que o resultado que obtive foi muito agradável, com um molho mais suave. Os puritanos podem me acusar de mudar um clássico, mas o que seria da vida sem pequenos (ou grandes) riscos?

Enfim...

INGREDIENTES (para o Spaghetti al pesto):

30 g de folhas de manjericão fresco (um molho médio)
02 dentes de alho
20 g de pinoli (pode ser usado nozes ou castanha de caju)
1/2 xícara de chá de azeite
100 g de queijo parmesão (com pecorino fica fantástico) ralado
sal e pimenta do reino a gosto
250 ml de creme de leite fresco
500 g de spaghetti

PREPARO:

Descasque e esprema os dentes de alho, adicione o sal e coloque em um almofariz ou uma tigela, adicione o pinoli e soque com um pilão. Pique as folhas de manjericão e as adicione à mistura, utilizando um pilão. Por fim coloque o queijo e o azeite, misturando até obter uma pasta homogênea. Pode ser utilizado um processador de alimentos para este processo. Se você quiser mais facilidade ainda, hoje você compra seu molho pesto já preparado (não terá o mesmo glamour do que prepará-lo).
Ele deve ser colocado para descansar por cerca de trinta minutos para que os sabores se agreguem. Após este período, levei o molho a uma panela , o aqueci levemente e adicionei o creme de leite. Reserve.

Concomitante a isto coloque água para ferver para cozinhar o macarrão. Após a massa estar cozida al dente, misture o molho à massa e finalize com queijo ralado sobre o mesmo.

O tornedor de filé foi um capricho de minha parte. Desta vez o fiz temperado com sal, pimenta branca e pimenta do reino escura, marinado na cerveja, cebola e alho e posteriormente assado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.