sexta-feira, 23 de março de 2012

TORTILHA ESPANHOLA




A Tortilla de Patatas ( tortilha de batata) é um prato típico da cozinha caseira espanhola, sendo de preparo simples e gosto extraordinário.

A legítima Tortillas de Patatas é feita unicamente de ovos, batatas, azeite de oliva, cebolas e sal, mas conforme a região da Espanha, desenvolveram-se muitas variações: com pimentões,
abobrinhas (calabacines), berinjelas, cogumelos, presunto cru, camarões, aspargos e tantos outros ingredientes que combinam com ovos.
A tortilla pode ser saboreada quente, fria ou da forma mais tradicional, morna, podendo ser degustada no café da manhã, no lanche, no almoço, no jantar, ou como “tapa”(aperitivo).
Vi esta receita e adaptei, incluindo alguns pequenos prazeres. A surpresa foi a utilização de batatas chips, para facilitar ainda mais o prato. Para acompanhar o prato finalizei com legumes cozidos.
INGREDIENTES:
  • 06 ovos
  • 100 g de batatas chips
  • 50 g de queijo Roquefort
  • 50 g de presunto ibérico Pata Negra, pode ser usado o de Parma, ou algum outro defumado
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite, quantidade necessária

PREPARO:

Quebre os ovos inteiros e os coloque em uma vasilha, e os bata até formar um líquido uniforme. Adicione o queijo picado em pequenos pedaços e a batata chips, quebrando-as e mexendo até que sejam incorporadas. Elas darão uma crocrância incrível aos ovos. Por fim coloque o presunto picado em fatias finas. Acerte o sal e a pimenta.

Aqueça uma frigideira, de preferência anti-aderente com um fio de azeite e coloque a mistura.

Deixe cozinhar até que a mistura tome consistência uniforme, neste momento vire para corar a superfície e rapidamente a retire.

Pode ser servida inteira ou em fatias.

Acreditem, de uma simplicidade ímpar mas de sabor sem igual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.