quinta-feira, 5 de julho de 2012

FRITTATA DI MACCHERONI

A frittata é uma especialidade da culinária italiana. A palavra frittata palavra deriva de  fritto, o particípio passado de "fritar" (friggere), e era originalmente um termo geral para cozinhar ovos em uma frigideira. Em vez de ser produzida em forma de folha como o resto das tortilhas à frittata é aberta e são adicionados temperos e acompanhamentos no topo, podendo também ser preparada semelhante à tortilha espanhola.

Uma das preparações mais utilizadas é a Frittata di Cipolle que é um prato com base na tradição popular italiana e é composto de cebola, preferivelmente branca, e fritas em muito azeite, ovo, sal, queijo derretido e pimentas. A frittata di Cipolle é um prato de pessoas humildes no século passado foi consumido pelos trabalhadores durante o dia. Hoje é acompanhado com ingredientes diferentes e podem ser degustadas em quase todo o restaurante na Itália.
Basicamente existem  quatro principais diferenças com  um omelete convencional : há sempre pelo menos um ingrediente opcional num frittata e tais ingredientes são combinados com a mistura de ovo batido enquanto os ovos estão ainda crus, ao invés de serem colocados sobre a mistura cozida, antes de ser dobrada, como no omelete convencional. 


Segundo, os ovos para a fritatta podem ser batidos vigorosamente para incorporar mais ar do que nos omeletes tradicionais o que permite um maior enchimento de ar e logo um resultado mais macio.


Em terceiro lugar, a mistura é cozida em fogo muito baixo, mais devagar do que uma omelete, por pelo menos dez a quinze minutos,  e então ela é virada e não dobrada.

Por fim, ao contrário de um omelete, que geralmente é servido inteiro para um jantar simples, uma fritatta é normalmente dividido em fatias. Pode ser servido quente ou frio, acompanhado por saladas frescas, pão, feijão ou azeitonas.

Em um post de Janeiro de 2012, apresentei, minha versão, sem a receita completa que vai a seguir:


com vocês a estupenda Frittata di Maccheroni !!! Uma excelente opção para aproveitar aquele espaguete e aqueles legumes que "sobraram" na geladeira...


INGREDIENTES:


  • Seis ovos;
  • 300 g de espaguete já cozido;
  • 01 tomate italiano picado;
  • 01 cebola picada.;
  • 1/2 pimentão amarelo, 1/2 pimentão amarelo e 1/2 pimentão verde picados
  • Tomilho seco;
  • Azeite quanto baste;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.


PREPARO:

Quebre os seis ovos em uma vasilha, adicione o espaguete, o tomate, os pimentões, a cebola, o tomilho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e bata bem.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e adicione a mistura batida e deixe fritar por cerca de dez a quinze minutos. Quando as laterais estiverem soltas e o fundo já frito, vire toda a fritatta e deixe por no máximo mais cinco minutos.

Retire e sirva a seguir. Finalizei com algumas linguiças calabresas e bacon frito por sobre ela, apenas para agregar sabor!!!




Um comentário:

  1. A cara tá muito boa... vou testar e depois te conto!! Abraço... Sílvia

    ResponderExcluir

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.