segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SPAGHETTI AL BURRO

Mais do que ícone da cultura italiana, a gastronomia representa um modo de viver para os italianos. Sempre muito ligados à família e ao prazer de reuni-la, para os italianos a cozinha é um espaço sagrado de quem a comanda introduzindo um toque pessoal às receitas.


Talvez por isso não encontramos nada igual ao espaguete das nossas Mammas e Nonnas. A deliciosa gastronomia italiana é uma grande motivação para outro marcante aspecto da cultura italiana, stare a tavola, estar reunido à mesa na hora das refeições e transformar as refeições em verdadeiras festas de congraçamento.

A tavolata de uma família italiana marcará para sempre quem dela tenha participado. Deixe que esse espírito conquiste você e prepare alguns de meus pratos.

Um dos pratos tradicionais e mais simples, mas não menos saboroso, é o espaguete al burro, que é o espaguete puxado à manteiga. Nesta versão me permiti adicionar um pedaços de filé, refogados também na manteiga, já que minha filha, uma entusiasta das massas, pediu-me para dar mais alegria ao macarrão... E olha que ela só tem seis anos. 

INGREDIENTES:

  • 01 pacote de espaguete - 500g
  • 200g de manteiga 
  • 500 g de filé picado em pedaços de cerca de dois cm
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite quanto baste
  • salsinha picada
  • parmesão ralado
PREPARO:

Em uma panela, leve ao fogo cinco litros de água com o sal. Ao ferver, junte o macarrão. Em uma frigideira derreta metade da manteiga e adicione os pedaços de filé, previamente temperados com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Derreta o restante da manteiga e assim que o macarrão estiver “al dente”, escorra-o e adicione-o   misturando com cuidado, para que o tempero envolva toda a massa. Misture então os pedaços de filé e sirva a seguir. Finalizei polvilhando a salsinha picada e o queijo ralado. 

Esta quantidade normalmente rende de cinco a seis porções, dependendo é claro de seu apetite...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.