sábado, 8 de setembro de 2012

LE CHOUCROUTE INCOMPARABLE

A choucroute ou o chucrute, é a preparação do repolho cortado finamente e fermentado, servido com acompanhamentos.

Joelho de porco com chucrute, salsicha com chucrute; Kassler (carré) com chucrute. Estas combinações tão comuns e conhecidas da culinária tipicamente germânica, dissimulam a origem do Chucrute.
Apesar de ser conhecido tipicamente como um prato de origem alemã, ele é  originário da Alsácia, região francesa, que já foi alemã várias vezes.

Alguns relatos dizem que  o repolho fatiado e fermentado em vinagre de arroz era servido aos operários que trabalharam na construção da grande muralha da China. Esta técnica alimentar chinesa teria chegado à Europa através dos mongóis. E foi muito bem recebida...

O Chucrute, hoje, é consumido em praticamente toda a Europa e aqui no Brasil, onde identifica-se naturalmente como acompanhamento de pratos de origem alemã.

Mas hoje vou utilizar uma receita de inspiração francesa. A choucroute parisiense vem acompanhada com jambonneau, carne de porco, exatamente a perna do porco abaixo do joelho, embutidos, batatas cozidas e mostarda forte. As vezes a mostarda é substituída pela raiz forte. Tradicionalmente a fermentação pode levar de horas a dias. Nesta adaptação, como vocês verão a seguir, optei por um pouco mais de praticidade e facilidade...

INGREDIENTES:
  • 01 cabeça de repolho roxo finamente picado;
  • 01 kg de batatas; 
  • 300 g de bacon em pedaços;
  • 500 g de linguiça de porco (usei de dois tipos, uma levemente picante e outra defumada, quase como um salame, envolta com mix de ervas e pimentas);
  • 800 g de filé de contra-filé bovino cortado em cubos;
  • 02 cebolas picadas;
  • 02 dentes de alho picados;
  • 150 g de manteiga;
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • 01 colher de sobremesa de Mostarda de Dijon; 

PREPARO:

Corte o repolho em tiras estreitas, cerca de 05mm de largura, e reserve. Em uma panela grande, coloque  quantidade suficiente de água para ferventar todo o repolho, com boa quantidade de sal, e aqueça. Assim que a água aquecer, não é para levantar fervura, adicione o repolho e deixe que o mesmo cozinhe até que perca sua crocrância e fique macio. Isto poderá durar cerca de 30 minutos. Retire-o, lave-o com água fria para interromper o cozimento e reserve.

Em uma frigideira grande não aderente, com um fio de azeite, frite as batatas cortadas em cubos, com a casca, com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho, e assim que eles estiverem translúcidos adicione o bacon, as linguiças e o contra-filé, tempero-os com sal e pimenta do reino a gosto e os frite. Reserve.

Em  uma outra panela aquecida adicione a manteiga, o repolho, as batatas e a mostarda de Dijon. Aqui vai uma consideração, se você nunca utilizou a mostarda de Dijon, use-a com respeito. Seu paladar único e  picante é mais forte do que a mostarda comum. Refogue então estes ingredientes, corrija o sal e a pimenta, e posteriormente adicione as carnes.

Finalizei com salsinha picada e duas pimentas tipo chili. Harmonização com quantidades pouco moderadas de Bier ou Bière, cerveja em alemão ou em francês como vocês preferirem, mas de origem nacional ...












Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.