quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PENNE DEUX MOULINS

Sou uma pessoa um tanto nostálgica, principalmente, quando as recordações são boas... 
Algumas das referências gastronômicas que trago foram fruto da viagem que fizemos a Paris. Eu, minha esposa e dois casais de amigos.  Experiências únicas e que deixaram vontade de retornar...

 Dentre essas lembranças uma em especial foi a visita a Montmartre. Bairro artístico e boêmio, lar do Moulin Rouge e tantos outros  que sempre povoaram minha imaginação. Lar também de Amelie Poulain... personagem fictícia que cede inspiração a este singelo blog. Logo, estando lá, não poderia deixar de conhecer o café-bistrô em que se passam cenas do filme.O magnifico Cafe des 2 moulins... Almoçando lá me senti um personagem da trama. De cardápio enxuto, mas espetacular, tivemos a oportunidade de degustar le plat dujour, uma massa ao pesto de manjericão de textura única e formidável!!! Acompanhada é claro de um excelente vinho nacional da casa!!! 
Mas vamos voltar à nossa realidade tupiniquim... 
Tentamos, eu e minha esposa, repetir aqui a saborosa refeição, com algumas adaptações. Como foi minha esposa quem sugeriu o prato, foi ela quem  fez a maior parte do serviço, cabendo a este que lhes escreve apenas agregar o molho à massa e finalizar o prato. Ela optou por fazer um pesto de rúcula, com os demais ingredientes sendo processados no liquidificador, ao invés do uso clássico do almofariz.  Sem mais delongas, vamos ao  Penne Deux Moulins...

INGREDIENTES:

  • 500 g de penne grano duro;
  • um molho de rúcula;
  • dois dentes de alho;
  • 1/2 cebola;
  • azeite quanto baste;
  • 300 ml de creme de leite;
  • duas colheres de sopa de requeijão;
  • sal e pimenta-do- reino a gosto;
  • lascas de parmesão;
  • tomates italianos;
  • pimenta malagueta desidratada a gosto.
PREPARO:

Cozinhe o penne al dente em água salgada suficiente e reserve.

Enquanto a massa cozinha, coloque em um processador ou liquidificador a rúcula, o alho, a cebola, uma pitada de sal e de pimenta-do-reino, o requeijão  e uma  boa quantidade de azeite. Processe-os. Vá completando com azeite se necessário para que a mistura assuma uma textura cremosa.

Em uma panela anti-aderente coloque a massa já cozida, adicione o pesto, e os salteie para que a massa absorva o molho. Vá adicionando o creme de leite para que o molho fique com uma textura mais leve. Corrija o sal  se necessário, mas cuidado. Não se esqueça que já há sal na massa e no molho.

Finalizei com  as rapas de parmesão,o tomate e a pimenta.

E esses artistas??? Eu, minha esposa  e o GB esperando a Amelie chegar e nos servir...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.