quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SPAGHETTI SNOW WHITE

Em recente conversa virtual com um amigo, tecíamos considerações sobre o " último prato". Dono de uma prosa incomparável, este meu amigo, doravante chamado de Dr. Porcão, escreve que, para ele, a última refeição, aquela antes do momento derradeiro, além de prazer gastronômico deveria trazer o que ele chama de "memória afetiva". Além do prazer gastronômico, a representação, o significado do prato também teria valor na escolha desta refeição.

Antes que se alarmem, não estou nem pensando em cozinhar minha refeição derradeira, espero estar longe deste momento... Vou falar hoje de um prato cuja memória afetiva me é muito agradável...

Poucas coisas me dão mais prazer do que ver minhas filhas me esperando, olhando da janela da sala e fazendo uma festa quando meu carro entra na garagem... Nesta noite, após esta recepção, assim que cheguei fui recebido com a seguinte pergunta:

" - Pai o que você vai fazer hoje para o jantar? Eu queria macarrão! Posso te ajudar?"
Não tive como falar não... Chamei as duas para me ajudarem, quando novamente, fui surpreendido com a resposta:

" - Pai, não podemos sair da sala! O príncipe vai beijar a Branca de Neve agora! E já te ajudei dando a idéia ..."

Com vocês, o macarrão Snow White!!! Caro amigo Dr. Porcão, não há memória afetiva gastronômica maior!!!

INGREDIENTES:
  • 500 g de massa seca (usei um espaguete número 5 grano duro); 
  • 01 lata de tomate pelado;
  • 1/2 cabeça de repolho roxo, finamente picado;
  • 150 g de bacon;
  • 01 abobrinha italiana pequena; 
  • 01 cebola média; 
  • 02 dentes de alho; 
  • Azeite quanto baste; 
  • Sal e pimenta do reino a gosto; 
  • Tomilho seco a gosto;
PREPARO:

Cozinhe a massa em água fervente salgada e reserve.

Em uma panela rasa aquecida frite o bacon em sua própria gordura. Asim que ele estiver frito, acrescente a cebola fatiada, o alho picado, a abobrinha e o repolho e os refogue. Coloque a seguir a lata de tomate pelado, lembrando de espremer os tomates e ou fatiá-los. Complete com um pouco de água e misture bem, deixando cozinhar até que o molho reduza. Experimente, caso o molho esteja ácido adicione uma pitada de açúcar. Acrescente por fim o sal e a pimenta-do-reino e finalize com o tomilho

Adicione nesta mesma panela o espaguete e misture bem para que a massa absorva o molho. Sirva com uma boa quantidade de azeite e acompanhado de uma boa fatia de pão italiano. 

Aproveitei a oportunidade e harmonizei com um Brunello 2005, que eu estava aguardando uma oportunidade para abrir e degustar. De cor rubi intenso, na boca com cerejas e amoras silvestres e tons balsâmicos. Excepcional equilíbrio e com taninos poderosos. Interminável fim-de-boca. 

É claro que minhas princesas harmonizaram com suco de uva natural, e eu depois do jantar dormi como a Branca de Neve, mas dizem que ronquei como os anões...














Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.