segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EL CARNICERO


Alguns instrumentos são fundamentais em uma cozinha... Tudo bem isto não e novidade para ninguém, mas fiquei extremamente feliz, com minha última aquisição. Já tenho algumas facas, umas de excelente qualidade, outras nem tanto, e até uma que comprei quando de passagem pelas Galeries Lafayette em Paris e que é uma das minhas preferidas. Mas há algum tempo que eu tenho namorado esta faca, o que me custou alguns Reais...

A cutelaria é uma arte e alguns dos grandes Chefs do mundo tem produtos feito sob encomenda. A faca é tão fundamental que sugiro a todos que ao invés de muitas, tenham um jogo único, mas bom. Elas são perigosas, mas uma faca ruim causa mais acidentes do que as de boa qualidade.

Basicamente o tipo e o tamanho dependem do seu objetivo, de sua preferência e de sua habilidade , mas algumas características são fundamentais como um peso adequado, com uma ponta aguda que facilite a perfuração quando necessário, de boa empunhadura, em monobloco, ou seja a lâmina e o cabo feitos com a mesma peça, e, claro, com bom fio.

Outro detalhe, vale a pena cuidar bem de suas facas já que facas de alta qualidade são um investimento e proporcionam prazer na cozinha por muitos anos se recebem os devidos cuidados. O principal deles é a limpeza, todos os resíduos devem ser retirados após o uso, lavando-se a faca com um detergente comum e uma esponja macia, sendo a lavagem manual a mais indicada, e devendo-se secar a faca imediatamente.

Facas são feitas para cortar, fatiar, picar e perfurar, elas não são chaves de fenda e nem abridores de latas. Elas não são adequadas para esses usos, pois a lâmina pode ser danificada. Qualquer faca perde seu fio com o uso regular. Tábuas de porcelana, vidro ou metal também não são as mais adequadas pois, com seu uso, as facas ficam cegas mais rapidamente. Uma tábua deve ser maleável e fácil de limpar. Prefiro as tábuas de madeira porque as acho mais higiênicas do que as de plástico. Apesar disso, lave sempre a tábua logo após o uso. Por fim as facas devem ser guardadas em local seguro. As minhas ficam em um imã, longe do alcance das crianças.  
Mas essa conversa toda me deu fome... A seguir El Carnicero... O melhor bife de chorizo argentino feito com uma faca nova...



 INGREDIENTES:
  • Peça de bife de chorizo, ou contra-filé, com cerca de 800 g, com boa capa de gordura e bem marmorizado
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite quanto baste
  • 100 g de manteiga

PREPARO:

Inicialmente salpique sal e pimenta do reino a gosto nas superfícies da peça, e em uma grelha aquecida sele todos os lados da mesma. Após selada, deixe que ela descanse por cerca de quinze minutos e fatie a seguir a peça em bifes de cerca de 02 a 03 cm de espessura.



Aqueça novamente a grelha, agora com um fio de azeite e com a manteiga e frite os bifes, ao seu ponto. Lembrando que quanto mais bem passado, menos tenra a carne fica. Corte um pedaço, experimente e se necessário corrija o sal e a pimenta. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.