terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MOUSSE DE LIMÃO BRULÉE

OK... O ano para terminar e eu que, até agora não postei nada sobre o Crème Brûlée (na grafia francesa), que é claramente para mim uma fonte de inspiração e prazer...

Franceses, espanhóis e ingleses disputam sua origem mas minha versão preferida, e também a mais difundida, é de que o crème brûlée, tem sua primeira referência histórica na França, e se encontra no livro Nouveau Cuisinier Royal et Bourgeois, de François Massialot, publicado em 1691. Existe uma vertente que defende a origem espanhola, sendo o brûlée derivado do Crema Catalana...

Independente da origem, o ponto comum é que depois de preparados  e cozidos os ingredientes,  é preciso salpicar  bastante açúcar por cima do creme resultante e queimá-lo, daí o nome brûlée (que em francês significa "queimado") para que ele adquira sua bela cor característica.

Mas hoje não vou apresentar a receita clássica... Esta é uma releitura pessoal, mas por favor não me crucifiquem se alguém também já fez.... Digo pessoal porque não vi descrição, mas reforço, bom gosto de quem pensou como eu ...

A seguir o meu Mousse de Limão Brûlèe...

INGREDIENTES (para dez porções)
  • 350 g de leite condensado
  • 200 g de creme de leite
  • Suco de dez limões (usei cinco limões sicilianos e cinco limões taiti)
  • Duas colheres de sopa de açúcar (para a mousse)
  • Açúcar quanto baste para as coberturas

PREPARO:

Em um liquidificador ou processador coloque o creme de leite e o leite condensado, inicie o processamento e vá adicionando suco de limão, para que ele seja incorporado ao creme. Deixe que misture por cerca de três minutos para que aere bem a mistura. Experimente, se necessário, adicione o açúcar, continuando a mexer.

Disponha a mousse nos ramequins e leve à geladeira por quatro horas para que assuma uma consistência mais firme. Na hora de servir, polvilhe por cima da mousse uma boa quantidade açúcar e"queime" utilizando um maçarico de cozinha.

Realmente quebrar a casca dourada crocante é um prazer...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.