domingo, 30 de dezembro de 2012

STROGONOFF PETITS PLAISIRS

Strogonoff, aportuguesando estrogonofe, é um prato originário da culinária da Rússia (do russo строганов, stroganov) composto de cubos de carne bovina servidos  em um molho de creme de leite.

Existem várias explicações para o nome. Alguns historiadores da gastronomia presumem que ele seja derivado do nome de algum membro da família Stroganov, talvez Alexander Grigorievich Stroganoff ou do diplomata, Conde Pavel Stroganov. Outra versão diz que o nome do prato viria de uma rica família de Veliky Novgorod, próxima a São Petersburgo, de amigos de Voltaire e influentes junto a Catarina, a Grande. A iguaria teria sido criada no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava para essa família.

Na França recebeu a adição dos champignons e foi considerado prato sofisticado. Com o passar do tempo popularizou-se e deixou de ter seu antigo glamour e prestígio. Invadiu o mundo tornando-se o prato preferido de algumas personagens históricas e celebridades, tais como o presidente norte-americano Abraham Lincoln e do ator e diretor Charles Chaplin.

O estrogonofe é bastante popular em nosso país, onde tem muitas variações, como o uso de carne de frango ou camarões. Além disso, é quase sempre servido com uma porção de arroz branco e batata-palha, enquanto que na Rússia era geralmente servido com batatas cozidas.

Como sua tentado a inventar, esta é a minha leitura do clássico...

INGREDIENTES (para seis pessoas):
  • 01 kg de carne bovina em tiras finas, usei filé mignon, mas pode ser contra-filé ou, alcatra
  • 02 cebolas picadas
  • 03 dentes de alho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 100 ml  de conhaque
  • 200 g de champignons em conserva fatiados
  • 01 lata de tomate pelado
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 150 g de manteiga
  • Azeite quanto baste

PREPARO:
Em uma panela aquecida, derreta a manteiga com um fio de azeite e doure a carne. Reserve a carne.

Na mesma frigideira, utilizando o sumo que escorreu da fritura da carne,  refogue a cebola e o alho. Retorne então com a carne, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o conhaque e o incendeie para que ele flambe a carne. Deixe até acabar a chama e junte os champignons. Acrescente a lata de tomates pelados, com eles picados,  e misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Incorpore delicadamente o creme de leite fresco a partir daí, mexendo bem até que ele comece a ferver, e deixando que o molho reduza parte de seu volume.

Sirva quente, com o molho cremoso, não muito fluído. Utilizei como acompanhamento arroz branco, salpicando com ervas de Provence, pimenta calabresa e azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.