domingo, 30 de dezembro de 2012

THE GINGLE BELLS' LUNCH

Ano passado já havia sido assim... Novamente a cozinha do Natal sobrou para mim. Não que eu faça alguma objeção... Tivemos que fazer o almoço de Natal no dia 24, uma vez que no dia 25 eu estava de plantão...

Comecei o preparo na véspera, na verdade fiquei uma semana planejando e quase vinte quatro horas envolvido na compra dos ingredientes seu preparo prévio e por fim sua finalização, mas gostei do resultado. Mesmo porque não há prazer maior do que cozinhar e comemorar junto da família!!!

"The Gingle Bell's Lunch"!!!

INGREDIENTES (para o lombo):
  • 01 peça de lombo suíno com cerca de 1,5 kg
  • 02 cebolas grandes
  • 06 dentes de alho 
  • 01 talo grande de salsão
  • Tomilho a gosto
  • Sal e pimenta do reino branca e preta a gosto
  • 500 ml de vinho branco
  • 150 g de manteiga
  • Bacon fatiado quanto baste
  • 02 folhas de louro
  • Azeite quanto baste
PREPARO:

Disposição... A receita começa na véspera. Limpe o excesso de gordura da peça e faça pequenos furos nela com ponta da faca para que o tempero melhor penetre. Tempere a peça com sal e um mix de pimentas do reino branca e preta a gosto, regando com um bom fio de azeite. Reserve. 

Recubra o fundo de uma travessa com a  cebola e o salsão grosseiramente picados, os dentes de alho inteiros, o tomilho e as folhas de louro. Coloque a peça de lombo por sobre estes ingredientes e despeje o vinho branco. Cubra com o filme plástico de PVC, e deixe marinar na geladeira por menos oito horas. Vire a peça pelo menos uma vez para que todos seus lados absorvam o tempero.

No dia seguinte, retire a peça, pincele-a com manteiga e a envolva com as fatias de bacon. Leve ao forno pré-aquecido, inicialmente coberta por folha de papel alumínio e posteriormente sem para dourar, e deixe cozinhar lentamente. O tempo total de cozimento dependerá de seu forno, mas ele deverá ser em torno de duas a três horas. Acompanhe e, se necessário, fatie um pedaço para verificar o cozimento e o tempero, que poderão neste ponto ser corrigidos.

Retire do forno após estar assado e deixe descansar por cerca de 30 minutos para facilitar o corte. Como acompanhamento optei por duas guarnições. Primeiro, batatas e cenouras salteadas na manteiga e temperadas com páprica e um arroz alvinegro, obtido com o cozimento do arroz junto a sementes de gergelim negro.

Por fim o caldo resultante do cozimento do lombo foi coado e reservado para completar um molho de roux amarelo. Ele é feito com uma colher de sopa de manteiga, derretida em uma panela aquecida, misturada a uma outra colher de sopa de farinha de trigo, mexendo bem, até que elas se incorporem e formem um creme. Vá adicionando então o líquido resultante do cozimento do lombo, sempre mexendo e, se quiser um novo sabor, algumas gotas de sumo de limão siciliano. Deixe levantar fervura e reduzir para cerca de 2/3 de seu volume. Este molho não é essencial ao prato, nem citei seus ingredientes na receita, mas caso vocês tenham oportunidade, sugiram que o façam, pois seu sabor é fenomenal.

Servi as fatias de lombo, com um pedaço do bacon que deverá ter ficado crocante, em uma base do molho de roux, acompanhadas das batatas, da cenoura e do arroz...



E, claro, grandes ocasiões merecem grandes vinhos. Abri um último exemplar de um Brunello di Montalcino, 2005, guardado a sete chaves na minha adega e que dispensa quaisquer comentários.


Por fim, fico devendo a receita da sobremesa, que estava tão boa, segundo meus bondosos familiares , que não tive tempo de fotografar... Foi um Crumble de frutas , maçã, pera portuguesa e manga, que prometo repetir e apresentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.