terça-feira, 15 de janeiro de 2013

LE SAUCE

Os molhos são a representação  da alma de uma receita... Por eles, você pode tocar e conhecer a criatividade, a sensibilidade e até mesmo nuances da personalidade de quem está à frente do fogão...

Esta breve digressão foi devida a uma preparação feita por quatro mãos... Minha esposa inspirou-se, projetou o prato, iniciou seu preparo e eu apenas finalizei o molho e que, sem falsa modéstia, ficou realmente muito bom...

Os molhos são preparações culinárias utilizadas para acompanhar, umidificar e condimentar os mais diversos tipos de alimentos. Falar sobre sua origem é incerto, uma vez que o desenvolvimento da "arte" dos molhos provavelmente vem se modificando desde a descoberta do fogo e o início do processo de cocção.

Entretanto eles começaram a ser sistematizados, catalogados e padronizados devido a Antoine Carême e Auguste Escoffier (sempre os franceses...) que através de seus trabalhos contribuíram para sua divulgação. Como exemplos clássicos temos o Bechamèl, o Roux, o Velouté, o Espagnole, o Hollandaise, o Bearnaise, dentre outros.

Sua  importância  vai muito além da simples decoração ou composição do prato. É algo tão importante que algumas vezes até nomeia alguns pratos. No nosso caso, o farfale, massa cuja textura e forma muito me agradam, ficou em segundo plano ... Então, sem mais outros devaneios,  VIVA O MOLHO!!!.

INGREDIENTES (para o molho):
  • 01 cenoura grande  
  • 01 talo grande de alho-poró 
  • 02 cebolas grandes picadas
  • 03 dentes de alho picados
  • 200 g de bacon defumado picado
  • 200 g de champignons em conserva fatiados
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • Azeite aromatizado quanto baste
  • 01 lata de tomate pelado
  • 50 g de manteiga
  • Parmesão ralado a gosto
  • 01 pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta do reino a gosto
PREPARO:

Em uma panela pré-aquecida frite o bacon. Assim que ele estiver bem tostado, reserve. Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, a cenoura e alho-poró, sendo estes dois últimos fatiados em tiras finas a Julienne. Adicione a seguir a lata de tomate pelado, picando os mesmos, e a mesma quantidade da lata em água. Misture e a seguir coloque os champignons, mexendo sempre. Deixe levantar fervura, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e prove. Não é necessário muito sal porque ainda haverá o sal dos demais ingredientes e o da massa. Se estiver ácido, uma pitada de açúcar ajudará. 


O próximo passo é adicionar o creme de leite, mexendo sempre, não se esqueça, e a noz moscada. Alguns temperos devemos ter respeito... A noz moscada é um desses, cuidado porque se você exagerar em sua quantidade, você não conseguirá corrigir. Deixe que o molho volte a ferver e que reduza em cerca de 1/3 de seu volume.

Nesse ponto adicione a massa que você preparou, misture bem para que ela absorva todo o molho e seus sabores. Desligue o fogo e adicione a manteiga, para dar mais cremosidade e brilho à preparação. Finalize salpicando o queijo parmesão. Uma  parte derreterá  e dará à massa uma textura interessante.

Ela foi finalizada, com salsa picada e um bom fio de azeite aromatizado com limão siciliano.












Acho que da próxima vez usarei este molho em um risoto... Como eu disse, VIVA O MOLHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.