terça-feira, 22 de janeiro de 2013

THE GREAT STEAK ROBOFOOT

The Great Steak Robofoot... Primeiro a receita depois uma breve história do nome...

INGREDIENTES (para seis pessoas):

  • 01 peça de filé mignon já limpa, com cerca de 800 g
  • 02 cebolas grandes grosseiramente picadas
  • 03 dentes de alho grosseiramente picados
  • 01 talo grande de salsão picado
  • 01 talo grande alho poró picado
  • 100 g de manteiga
  • 50 ml de cachaça
  • 01 colher de chá de mostarda de Dijon
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino negra a gosto

PREPARO:

Tempere todos os lados da peça com sal e pimenta do reino a gosto. Aqueça bem uma frigideira e sele todos os lados da peça. Reserve. Com a frigideira ainda quente, inicie o molho com um processo de deglaçage da mesma que é, "Deglacear - do francês “Déglacer” a deglaçage (deglacear) é a ação de acrescentar um meio líquido (água, vinho, sucos, fundos e afins) em uma panela ou assadeira com a finalidade de desprender e reidratar parte dos sucos, líquidos e gorduras proveniente dos alimentos assados ou salteados e assim acrescentar mais sabor ao líquido resultante, que poderá entrar na preparação do alimento em questão. É a ação oposta do “glacer” (formação do glace)", segundo o Diário do Chef. Despeje um pouco de água na frigideira e a cachaça para que os sumos se desprendam do fundo. Reserve.

Cubra o fundo de uma assadeira com a cebola, o alho, o alho-poró e o salsão, coloque a peça sobre eles, pincele com metade da manteiga, regue com uma boa quantidade de azeite e leve ao forno médio, pré-aquecido, coberto por papel alumínio por cerca de 30 minutos e depois por mais quinze minutos sem ele. Retire a peça e a deixe descansar alguns minutos enquanto você finaliza o molho.


Aqueça o líquido resultante da deglaçagem, adicione a mostarda de dijon, o creme de leite, o restante da manteiga e metade do líquido do cozimento, inclusive com os pedaços  dos legumes. Deixe levantar fervura, para que seu volume reduza para cerca da metade. Prove e, caso seja necessário, corrija o sal. Despeje o molho sobre  a peça, agora fatiada.


Optei por servir os bifes acompanhados por arroz com ervas e salpicado com salsinha e pimenta.



E o nome? Bom, minha amada e dileta esposa foi vítima de um acidente... Uma torção de tornozelo que irá obrigá-la a ficar com uma imobilização, com proibição de apoiar o pé por cerca de quinze dias. O colega ortopedista que a atendeu e fez a imobilização prescreveu um aparelho imobilizador que eu não conheço... A ROBOFOOT!!! Sou do tempo da tala gessada...  Para facilitar que ela supere este pequeno infortúnio, nada melhor do que um bom jantar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.