terça-feira, 2 de abril de 2013

QUICHE LORRAINE

Quiche é um tipo de "tarte" - torta, feita originalmente no século XVI, que é aberta, com a massa chamada de “podre”, por ser esfarelada e que na gastronomia francesa, recebe o nome de “pâte brisée” quando salgada e “patê sucrée” quando doce. Ela é recheada com um creme feito de leite e ovos, acrescido de bacon defumado. Posteriormente foi incorporado o queijo ao recheio.

Apesar de ser um clássico da culinária francesa, sua origem é alemã. Quiche, é uma palavra originária do alemão “kuchen,”, que também quer dizer torta. Ele é um prato originário da região da Alsácia, atualmente no nordeste da França, fazendo fronteira com a Alemanha, região fruto de diversas disputas territorias entre estes países o que inclusive culminou com um conflito de proporções mundiais.

Quando foi criada a iguaria, em eras medievais, a região fazia parte do território alemão e era uma província denominada "Lothringen". Mais tarde, após aquisição do território pelos franceses, e sua mudança de nome para "Lorraine" (Lorena em português), o nome do prato acompanhou a mudança regional.

A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Grande Guerra e nos Estados Unidos na década de 1950.  Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original até aquelas com recheios diversos como alho-poró, cebolas (quiche alsaciana), champignom, espinafre e até mesmo peixes, como o salmão.

A receita que segue é uma variação da quiche Lorraine original, com associação do alho-poró ao recheio e utilização da massa folhada para a base.

INGREDIENTES:

  • 03 ovos 
  • 01 talo de alho poró grande
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 100 g de bacon defumado picado em cubos pequenos
  • 03 colheres de sopa de queijo gruyére ralado
  • 01 folha de massa folhada
  • Sal  e Pimenta-do-reino a gosto
  • Noz moscada a gosto

PREPARO:

Em uma frigideira, fritar em sua própria gordura o bacon picado. Refogar a seguir o talo de alho-poró finamente picado. Reserve.

Em um processador ou lquidificador, bater os ovos, o creme de leite e o queijo por cerca de três minutos. Adicionar à mistura o bacon e o alho-poró, temperar com o sal e pimenta-do-reino a gosto, finalizar com uma pitada de noz moscada e misturar novamente, por mais dois minutos. Reserve.

Moldar a folha de massa com a mão em uma  forma,  preferencialmente anti-aderente ou untada, deixando um pouco de excesso nas bordas.  Furar com o garfo várias vezes a base para que se possa melhor ventilar.

Derramar sobre a massa o recheio e levar ao forno médio pré-aquecido por durante 20 minutos. Diminuir um pouco a temperatura e assar por mais 10 minutos ou até a superfície da quiche ficar dourada.























Servida como acompanhamento ou guarnição, ou até com protagonista de um lanche rápido, esta receita, utilizando a massa folhada já pronta traz um pequeno diferencial.

A crocância da massa folhada traz uma textura interessante à preparação.  Optei por servi-la acompanhada de uma salada fria, com rúcula, mussarela de búfala, pera e croutons, regada com um bom fio de azeite aromatizado de limão siciliano e vinagre de vinho tinto e com sal a gosto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.