segunda-feira, 6 de maio de 2013

DELICATO

Foi presenteado por um casal de amigos com uma garrafa do Vinho Delicato, da uva Zinfandel. Confesso que sou um pouco ignorante quando se trata de vinhos californianos... O napa Valley, a nova fronteira, é ainda um terreno um pouco obscuro para mim... Mas nada que um pouco de motivação não resolva...

A zinfandel é uma uva tinta da família das Vitis vinifera conhecida na Europa como Primitivo. Ela  foi levada para os Estados Unidos por imigrantes italianos e seu cultivo se tornou muito popular na Califórnia.

Dito isso e com um exemplar do vinho em mãos, faltou a parte mais difícil... Degustá-lo e harmonizá-lo!!!

Ele é um vinho de cor rubi intensa, com aromas de frutas negras, principalmente amoras, notas de chocolate, pimenta e carvalho. Tem boa estrutura e corpo, com final pouco persistente em boca. Tradução: gostei bem!!! Nada que me faça abandonar os italianos  e os franceses, mas me deu vontade de excursionar pelo Napa Valley, bem ao estilo Sideways (http://www.youtube.com/watch?v=YS9ocP6FNvM)!!!

Como comecei  minhas digressões pelo vinho, faltou comentar sobre a harmonização... A opção foi por uma massa caseira, sendo um dos componentes dela o espinafre.

INGREDIENTES (para seis pessoas):
  • 500 g de massa caseira fresca
  • 200 g de linguiça picante artesanal
  • 50 g de bacon defumado
  • 50 g de manteiga
  • Azeite quanto baste
  • 01 lata de tomate pelado
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Açafrão espanhol a gosto
  • 50 g de parmesão 
  • Salsinha a gosto

PREPARO:

Cozinhe a massa al dente em água fervente salgada. Utilizei uma massa "bicolor", sendo um dos sabores de espinafre. Reserve.

Em uma frigideira aquecida  com um fio de azeite frite o bacon. lembre-se que o bacon já tem quantidade de gordura suficiente, não sendo necessário usar muito azeite. Assim que ele esteja bem crocante, adicione a linguiça e a frite. Optei por uma linguiça picante, temperada um mix de pimentas. Você poderá usar quaisquer tipos, mas as picantes deixarão o prato com um sabor um pouco mais pronunciado que contrastarão bem com o vinho. A seguir adicione o tomate pelado picado em pedaços grosseiros e a mesma quantidade de água, mexa e deixe levantar fervura. A seguir misture os pistilos de açafrão espanhol. Caso você não o tenha use o nosso açafrão mesmo. Adicione sal e pimenta  do reino a gosto. Outro lembrete, a massa já foi cozida em sal, logo não exagere no tempero do molho.

Assim que o molho tenha reduzido um pouco adicione a massa e salteie para que ela absorva os sabores. Finalize com a manteiga para dar cremosidade e brilho. Salpique parmesão e salsinha picada e sirva com um bom fio de azeite!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.