terça-feira, 6 de agosto de 2013

CORPUS CHRISTI

Pão... O alimento mais básico...

A panificação é uma das artes culinárias mais antigas. Há registros que desde os anos anos 8000 a.C a 600 d.C, o pão já era elaborado na mesopotâmia. Tinha um formato oval e achatado e era produzido rusticamente através da trituração dos grão que o compunha. Estes grãos eram então misturados com água e deixados sobre pedras, onde levedavam de forma muito grosseira. Foi na cultura egípcia que o pão se transformou. Nessa época a fermentação da ccer4veja e o desenvolvimento de modelos primários de pedras moedoras, aproximaram o pão daquilo que conhecemos hoje.

Os componentes básicos da iguaria são a farinha de trigo, sal, água e o fermento. Em cada cultura o preparo do pão incorporou sabores e processos, criando uma miríade de tipos e sabores, tanto que as maiores escolas de gastronomia têm chefes com formação específica nesta arte.

Em fase que estou de  tentar desenvolver novas competências, arrisquei preparar um "pãozinho de cebola"...

INGREDIENTES:

  • 01 cebola grande picada 
  • 01 xícara chá de leite morno 
  • 01 xícara chá de óleo  de canola
  • 01 pitada de sal 
  • 01 pitada de açúcar 
  • 04 ovos 
  • 50g de fermento para pão 
  • 01 kg de de farinha de trigo 
  • Ervas secas a gosto (usei alecrim e tomilho)

PREPARO:

Em um processador de alimentos, ou liquidificador, adicione a cebola, o leite, o óleo, o sal, o açúcar, três dos quatro ovos e o fermento . Processe.

Em uma bancada ou superfície lisa espalhe a farinha de trigo, faça um buraco no meio do montante e adicione o conteúdo processado. Vá misturando com as mãos gradualmente, para que toda a massa absorva por igual o líquido. Sove a massa até que ela assuma uma consistência homogênea e solte com facilidade dos dedos.

Coloque então a massa em um assadeira  e a deixe descansar coberta por um pano de algodão levemente úmido por cerca de trinta minutos. Pincele por sobre a massa o ovo que restou (que deve ser levemente batido antes) e salpique com as ervas.

Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de trinta e cinco minutos. Observe o crescimento e a cor que a masa assumirá. assim que sua superfície assumir um aspecto acobreado e pequenas rachaduras aparecerem, ele estará quase no ponto. Você pode testar o ponto, espetando um palito na massa e verificando se ele sairá úmido.






Como antepasto ou como uma refeição intermediária, acompanhado de um bom azeite ou de uma boa manteiga...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.