quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ARROZ SETE GRÃOS E LOMBO DEFUMADO

Arroz sete grãos... Na verdade, diversamente do que o nome sugere, não é uma mistura de sete tipos diferentes de arroz e sim uma mistura de sete cereais: arroz Integral, arroz Selvagem, trigo integral, aveia Integral, cevada, centeio e triticale.
Fonte de fibras este "arroz"  pode ser muito versátil e prático na cozinha, podendo ser  usado em várias preparações, substituindo o arroz polido,  em saladas e até risotos. 
Nesta próxima receita associei a leveza destes cereais com uma carne de gosto marcante, no caso um lombo de porco defumado.

INGREDIENTES (para quatro a seis pessoas):
  • 500 g de arroz sete grãos
  • 500 g de lombo de porco defumado
  • 01 cebola grande picada
  • 02 dentes de alho picados 
  • 100 g de manteiga 
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Ervas secas a gosto
  • Azeite quanto baste
  • 1,5 l de caldo de legumes aquecido

PREPARO:

Em uma panela aquecida com um fio de azeite refogue a cebola e o alho. Adicione o arroz e o frite. Coloque o caldo de legumes em quantidade igual a duas a três vezes o volume do arroz. Por ser uma mistura de grãos, eles cozinharão em tempos diferentes. Esse é justamente o "charme" da mistura, a diferença de texturas. Os grãos cozinharão por cerca de trinta a quarenta minutos devendo, se necessário, adicionar mais caldo.

Enquanto os grãos cozinham inicie o preparo do lombo. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto,  regue com uma boa quantidade de azeite, salpique as ervas, coloque em uma assadeira, com a manteiga no fundo, e o leve a forno alto por cerca de 40 minutos. Sendo que nos primeiros vinte minutos a peça deve estar coberta com papel alumínio. Verifique se está bem cozida, deixe descansar por cerca de uns quinze minutos e fatie. O lombo defumado terá uma coloração rosada no final.

Servi  o arroz sete grãos com as fatias de lombo, harmonizados com um vinho rosé.

Ora, sem preconceitos... Na verdade é um vinho verde português rosé, o Cambra Rosé 2012, que tem uma cor rubi clara, com notas aromáticas elegantes de frutas vermelhas e groselha. Na boca revela uma leve acidez estimulante, balanceada com uma doçura residual e um final de boca longo e saboroso. 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.