segunda-feira, 10 de junho de 2013

TAGLIATA PETITS PLAISIRS

A tagliata é um prato da cozinha toscana, sendo uma variante da famosa costela florentina. Apesar de provável criação toscana ela pode ser encontrada em toda a Itália e não há nada de especial ou extraordinário no seu preparo, exceto, é claro, a cor, a textura e o sabor que a carne adquire depois de pronta, o que para mim já é um grande diferencial!

Ele é servido originalmente na Itália como um segundo prato, depois de uma entrada, podendo acompanhar um vegetal, que é sua forma mais tradicional de apresentação. Diz-se que um dos grandes admiradores deste prato era Maximilien François-Isidore de Robespierre, conhecido revolucionário francês. É o que sempre digo dos franceses... Eles realmente sabem  reconhecer os prazeres gastronômicos!

INGREDIENTES:

  • 01 peça de filé mignon com cerca de 800 g
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite quanto baste 
  • 01 cebola grande picada
  • 03 dentes de alho picados
  • 100 g de pancetta (ou de bacon defumado)


PREPARO:

Tempere a carne com sal e a pimenta do reino preta, além da cebola e do alho picados, passando bem em todos os lados da peça. Reserve por cerca de trinta minutos.

Esquente a frigideira bem com um fio de azeite e doure a carne dos dois lados, selando apenas por cerca de três minutos para cada lado. Originalmente o prato estaria pronto neste momento, bastando fatiar o file e dispor no prato. Resolvi ir um pouco adiante...
Levei a peça ao forno médio, disposta sobre uma cama de fatias de pancetta, ou de bacon defumado. Este processo ocorrerá por apenas alguns instantes, no máximo dez a quinte minutos, para que o centro da peça não perca sua suculência, que é a grande característica deste prato.


A peça depois de fatiada deverá ter uma camada externa caramelizada e um centro róseo e suculento. Ela foi servida acompanhada de batatas assadas com ervas e páprica, com o conjunto salpicado com tomilho e pimenta calabresa moída.










TUTTO AL LIMONE

O limão siciliano há muito é um componente regular de algumas das minhas preparações. O sumo dos frutos é menos ácido dos que o do limão taiti ou o do galego, que na verdade são limas, além de ser muito aromático e de cor amarelo-clara. Na culinária, ele entra em marinadas, molhos, geléias, sorvetes, coquetéis, cremes e recheios. Em toda a Itália são famosos os licores e as granitas produzidos com o limão. A casca pode ser usada em compotas e conservas salgadas.
Nesta próxima receita ele entrou como coadjuvante, mas de grande importância no resultado final... TUTTO AL LIMONE!


INGREDIENTES:
  • 600 g de lombo de porco cortados como medalhões com altura de cerca de dois a três cm
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Alecrim seco a gosto 
  • 01 limão siciliano

PREPARO:

Tempere cada lado dos pedaços do lombo, com sal e pimenta do reino a gosto. Disponha-os em um travessa, salpique com o alecrim seco e regue com uma mistura de suco de meio limão siciliano e uma colher de sopa de azeite. Ele deverá descansar por cerca de 30 minutos para que os sabores se agreguem.

Antes de levar ao forno médio pré-aquecido, coloque entre os pedaços algumas fatias de limão siciliano. Elas deverão ser assadas inicialmente cobertas por papel alumínio, por cerca de 30 minutos, retire-o depois e asse por mais trinta minutos. Avalie se será necessário virá-los de lado para que fiquem com uma coloração

Os açúcares do limão se desprenderão, dando um aroma fantástico à preparação, além de caramelizarem a superfície da carne, deixando-a com uma coloração maravilhosa.

Eu o servi acompanhado de um risoto, também ao limão e com parmesão, que ficará para uma outra oportunidade...