sábado, 26 de outubro de 2013

MEDALHÃO DE PORCO CAMPEÃO

Outra do Jamie... Assim até parece que sou amigo do Chef Jamie Oliver. Posso até me considerar um amigo, uma vez que habitualmente vejo seus programas. Admiro o formato simples que ele escolheu para eles. As refeições de quinze e trinta minutos são excelentes para quem quer inovar e, após um dia de trabalho fazer uma boa refeição.

Para nós que não somos chefes e cozinheiros profissionais, refeições elaboradas, dificilmente podem ser uma rotina. É claro que para alguns puristas isso parece uma ofensa. Não me preocupo com isso. O prazer de cozinhar e, logo o de comer, está sempre atrás de coisas simples.

Minha próxima receita é baseada em uma dessas do Chef que foi veiculada em seu programa semanal no canal pago GNT (Medalhão de carne de porco recheado com queijo: receita de Jamie Oliver). Minhas alterações da receita original se devem a basicamente dois fatos, o primeiro a dificuldade de encontrar o queijo Feta, usei o Gouda, que foi uma grata surpresa, porque depois de pronto conferiu uma suavidade e gosto levemente adocicado que contrastaram bem com o lombo de porco. E a outra o fato de que minha platéia, minhas esposa e filhas, preferem bacon ao prosciutto. Creio que ambas as receitas têm seu charme, e novamente me rendo ao Chef, já que a receita simples e preparo rápido e fácil transforma a experiência de comer em um grande prazer.

INGREDIENTES (para quatro a seis pessoas):
  • 600g de filé mignon suíno
  • 50g de queijo do tipo Gouda (ou outro de sua preferência)
  • Fatias de bacon defumado
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino a gosto
PREPARO:

Corte a peça em partes semelhantes com cerca de dois a três cm de espessura. tempere os dois lados das peças com sal e pimenta do reino a gosto. Com a ponta de uma faca, faça um furo em cada uma delas. Corte o queijo gouda em pedaços pequenos e coloque nos furos das carnes para recheá-las.

Sobre cada carne, coloque as fatias de bacon defumado, objetivando agregar sabor e não deixar que o queijo derreta. Para fechar o medalhão, pressione a carne com face recoberta com o bacon voltada para cima, com a palma da mão.

Aqueça bem uma  frigideira com um fio de azeite. Coloque a carne com o bacon  para baixo e deixe fritando até que fique bem crocante, cerca de três a quatro minutos, vire e frite a outra superfície.

Como disse anteriormente, o gosto suave da carne de porco ficou realçado pelo bacon defumado e pelo Gouda que após derretido conferiu uma nova característica à preparação.

Minha opção de harmonização foi com um creme de baroa e arroz branco. Ambos também simples , mas cujas receitas virão em outro momento.



Realmente, o Chef Jamie Oliver acertou de novo e, modestamente, eu também...

domingo, 20 de outubro de 2013

MOUSSE DE LIMÃO BÁSICA, SÓ QUE NÃO

O Chef e apresentador do Programa Homens Gourmet, Guga Rocha, lançou recente seu primeiro livro Receitas Para Pegar Mulher. Admirador que sou do trabalho do jovem Chef, senti-me compelido a adquirir o livro.

É claro que o fiz sem escusas intenções. Afinal de contas já tenho mulheres suficientes na minha vida, as minhas amadas esposa e filhas. O interesse é aumentar o arsenal de receitas para fazer do dia-adia delas mais felizes.

A culinária e a gastronomia são freqüentemente usadas como armas de sedução, " ...conquistar o estômago já é meio caminho andado pra chegar ao coração..." como diz o Chef na abertura de seu livro. A arte da gastronomia cresceu da ideia do prazer que o o fato de alimentar traz, associando ingredientes, produzindo sensações e se constituindo como fonte inesgotável de prazer. No meu entender, prazer, deleite, independente do que o causa é sempre bom. Se podermos associar então os dois... Voilá!!!
Afinal o que faz um prato ser sensual é muito mais a intenção de quem prepara do que os alimentos envolvidos, nessa ótica a sobremesa é um momento de grande prazer,  é o fechamento de uma etapa que antecederá suas reais intenções.

Do livro, tirei uma receita de sobremesa, a Mousse de Caipirinha. Uma mouse de limão com um pequeno diferencial que creio que vocês devem imaginar... Não me aguentei e mudei, pedindo desculpas ao Chef pela minha adaptação. Ao invés da cachaça usei uma pequena dose de rum, no caso o Bacardi Big Apple.

É claro que para minhas pequenas princesas fiz uma preparação que não levou álcool, apenas aquela que fiz para a mãe delas afinal, como já disse, o erotismo da receita está na intenção de quem prepara...



INGREDIENTES (para quatro a seis pessoas):
  • 02 latas de leite condensando;
  • 02 latas de creme de leite;
  • Suco de dois limões Sicilianos grandes e cinco limões Taiti;
  • 01 dose de Rum Bacardi Big Apple.

PREPARO:

Coloque no liquidificador o creme de leite e o leite condensado e bata por cerca de cinco minutos, até que o creme fique bem aerado e praticamente dobre de volume. Adicione a dose de rum ao suco dos limões e misture. Vá adicionando aos poucos ao creme, com ele ainda sendo batido. Deixe bater por mais três a cinco minutos para que a mistura fique bem homogênea e consistente. 

Finalize polvilhando raspas de limão siciliano. Leve ao refrigerador por cerca de quatro horas. Sirva frio e acompanhado por um vinho de sobremesa, do tipo colheita tardia.












O resultado? Não posso falar, o horário não é propício...


terça-feira, 15 de outubro de 2013

IL RISOTTO RUSTICO


Adivinhem o que vai estar dentro desta panela...

Para aqueles que me acompanham, arriscar o palpite: "risoto", a chance de acertar beira 100%...

Il Risotto Rustico... Muitas vezes o uso das palavras não corresponde ao seu verdadeiro significado. Segundo o dicionário online de português (Dicionário Online), entende-se como rústico aquilo que é  "[...] relativo ao campo; campestre... incivil, grosseiro... sem acabamento, rude..." 

Ser rústico não significa simplesmente ser ruim. Enquanto "rude e sem acabamento", seu uso deve-se à arquitetura, contrapondo-se a outros estilos rebuscados. 

No caso deste meu risoto, faço uma alegoria à culinária italiana, que é uma culinária de sabor único, por ter uma essência simples, quase campestre, com a utilização dos ingredientes de cada estação. Então,
"Il Risotto Rustico"!!!!

INGREDIENTES (para quatro a seis pessoas):
  • 01 talo de salsão picado;
  • 01 cebola grande picada; 
  • 02 dentes de alho picados;
  • 200 g de cogumelos porcini secos;
  • 400 g de escalopes de filé;
  • Azeite quanto baste;
  • 300g de arroz arbóreo;
  • 200 ml de vinho branco;
  • 01 cubo de caldo de galinha;
  • 02 colheres de sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

PREPARO:

Em um vasilhame disponha os cogumelos e os reidrate com quantidade suficiente de água para cobri-los, por cerca de 30 minutos. Escorra a água e os coloque em uma frigideira aquecida com um fio de azeite e metade da manteiga. Salteie-os. Adicione então o creme de leite, deixe levantar a fervura e cozinhar por cerca de dez minutos. Reserve então este creme.

Tempere os escalopes de filé com sal e pimenta do reino a gosto. Salteie-os em uma frigideira com a outra metade da manteiga e um fio de azeite. Reserve.

Prepare o caldo de galinha, adicionando uma unidade a um litro de água fervida. Refogue o alho, a cebola e o salsão picados em uma panela com fio de azeite. Adicione a seguir o risoto arbóreo e o frite até que fique translúcido. Comece a cozinhar então com o vinho. Mexa até que o álcool evapore. A partir daí vá adicionando o caldo aos poucos, sempre mexendo.  

Antes da última água do caldo, com o arroz ainda al dente, adicione a carne e o creme com os cogumelos. Mexa para que sejam incorporados. Corrija então sal e a pimenta, se necessários. Adicione a última água e assim que o arroz atinja o ponto ideal de cozimento, um pouco menos do que al dente, tampe a panela, desligue o fogo e deixe que o processo finalize.

Sirva quente, polvilhado com queijo parmesão e salsa picada, com um bom fio de azeite.






Sirva quente, polvilhado com queijo parmesão e salsa picada, com um bom fio de azeite.




A minha harmonização foi feita com o Citto Volpaia, que é um vinho orgânico feito com Sangiovese e uma parcela de Cabernet Sauvignon. De coloração rubi intenso e com lágrimas abundantes. Ao olfato com toques de frutas vermelhas e especiarias. Com  boa estrutura, encorpado e com taninos presentes. Uma excelente relação custo/benefício, com um conjunto harmônico, mas rústico, como o meu risoto.