quinta-feira, 27 de março de 2014

THE IRISH RISOTTO

O Dia de São Patrício (em inglês, Saint Patrick's Day ou simplesmente Paddy's Day, em irlandês Lá le Pádraig ou Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra o domínio da chegada de São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, e é comemorado no dia 17 de Março, principalmente pelos países que falam a língua inglesa. As pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva. As festividades tomaram tal proporção que ele é comparado ao nosso Carnaval. Belo Horizonte, minha cidade natal e capital das Minas Gerais, vem, ano a ano, fazendo comemorações cada vez maiores no dia de São Patrício, tornando-se uma das capitais brasileiras com tradição nessa comemoração. 

A receita a seguir é uma pequena homenagem que fiz ao povo irlandês e ao Santo. Uma receita tricolor, em vermelho, verde e branco, nas cores da bandeira irlandesa! A preparei no dia da comemoração e, claro, regada a muita cerveja!!!

INGREDIENTES (para seis pessoas):
  • 500 g de arroz arbóreo; 
  • 300 g de carne seca desfiada
  • 01 unidade de brócolis de tamanho médio
  • 01 xícara de chá de vinho branco;
  • 01 cebola grande picada;
  • 01 talo de salsão picado;
  • 02 dentes de alho picados;
  • 50 g de manteiga
  • 02 l de caldo de legumes;
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • Azeite quanto baste;
  • Sal e pimenta do reino negra a gosto.
PREPARO:

Eu quis usar a carne seca, então o preparo deve começar na véspera. Caso você queira usar outro tipo de carne desfiada fiquem à vontade. Dessalgue a carne seca, deixando em um vasilhame com água fria, trocando a água a cada quatro horas. No dia seguinte, com a carne dessalgada, esquente uma panela e cozinhe a carne por cerca de 20 minutos na pressão. Deixe esfriar e um pouco e a seguir desfie. Reserve.

Corte as flores do brócolis e pique seu caule. Em uma panela com água quente, cozinhe por cinco. Retire-os e reserve-os. Eu utilizei esta água para ser a base do caldo do risoto.



Aqueça uma panela em fogo alto adicione um fio de azeite e a manteiga. Refogue a cebola, o alho e o salsão. Coloque então o arroz, mexa e o deixe fritar até que que ele adquira uma coloração translúcida. Adicione o vinho e espere evaporar, mexendo levemente. Comece então a adicionar o caldo, aos poucos, mexendo sem parar, por aproximadamente 25 minutos. Experimente, adicione sal e pimenta a gosto. Lembre-se que mesmo após ser dessalgada a carne seca ainda terá uma quantidade de sal. Antes que o arroz esteja al dente, ou seja antes da última adição do caldo, associe o brócolis e depois a carne seca. 
Assim que o caldo estiver quase seco, apague o fogo e adicione o crene de leite, mexa para que ele seja incorporado e tampe a panela para o que o processo de cozimento termine com o próprio calor da panela.

Ele foi servido com um fio de azeite, salpicado por ervas secas e parmesão.

Como mencionei anteriormente, não poderia faltar cerveja e minha escolha foi por uma "nacional" da Irlanda, a Murphy's. Uma stout de sabor marcante que na minha opinião harmonizou com os sabores do risoto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.