terça-feira, 9 de setembro de 2014

LE PETITS PLAISIRS PAVÉ

Existem poucas coisas mais difíceis para um aspirante a um cozinheiro do que ser questionado sobre suas habilidades...

Hoje fui surpreendido pela pergunta de uma colega médica, que de forma educada me perguntou:

" - Você não tem receitas de doces no seu blog?"

Silêncio sepulcral... Ok, admito não ser a confeitaria ou a arte de fazer doces o meu forte. Mesmo porquê não sou muito afeito a eles... Apesar da  foto principal do meu blog, que é um creme brulée, minha sobremesa preferida, talvez a única que me seduz, além do doce de leite, afinal sou mineiro...

Perfeito para iniciantes na arte da gastronomia ou aqueles que, como eu tem pouca habilidade na confecção de doces,  o pavê nos dá espaço para exercer a criatividade, já que ele pode ser feito com diferentes recheios, caldas e biscoitos...

O pavê é uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos, do tipo champanhe ou maisena, inteiros ou levemente partidos, ou então uma massa de bolo suave. Devendo ser embebidos em um algum tipo de líquido, tais como sucos, licores ou caldas, e um creme entre as camadas. Podendo ser utilizados também complementos variados como frutas frescas ou em calda e chocolate. E é por causa dessa versatilidade que é muito difícil encontrar alguém que não goste de nenhum tipo de pavê.

Mas, você sabe tem alguma ideia de como surgiu este nome? Eu não tinha...

O pavê tradicional é de origem francesa e tem esse nome por causa da palavra “pavé” (“pavé” vem de pavimentar, cobrir com camadas) que seriam aquelas pedras usadas na pavimentação das ruas.Considerada uma torta, o pavê  vai sendo construído camada a camada. Como a receita de pavê nada mais é que uma construção em camadas, o nome lhe coube perfeitamente.

Então Doutora Marina, segue minha última aventura com os doces:  Le Petits Plaisirs Pavé!!!!!

INGREDIENTES (um refratário médio):
Para a base:
  • 01 pacote de biscoito champanhe
  • 300 ml de suco de laranja
  • 50 ml de licor (usei Cointreau)
  • 01 copo de Nutella
  • 01 caixa de creme de leite
  • 01 colher de sopa de manteiga sem sal

Para a mousse de limão de cobertura:
  • 02 latas de leite condensando;
  • 02 latas de creme de leite;
  • Suco de dois limões Sicilianos grandes e cinco limões Taiti;

PREPARO:

Inicie com o creme de Nutella, quase uma ganache. Em uma panela aquecida coloque a manteiga e o Nutella, vá mexendo e adicionando o creme de leite. O objetivo é deixar o Nutella mais cremoso e mais fácil de trabalhar. Assim que ele assumir uma consistência homogênea, desligue o fogo, deixe esfriar e reserve.

No refratário em que será montado o pavê, espalhe no fundo os biscoitos champanhe e os hidrate com a mistura de suco de laranja e Cointreau. Espalhe então sobre essa base o creme de Nutella. Reserve.

Prepare então a mousse de limão Coloque no liquidificador o creme de leite e o leite condensado e bata por cerca de cinco minutos, até que o creme fique bem aerado e praticamente dobre de volume. Adicione aos poucos o suco dos limões, com a mistura ainda sendo batida. Deixe bater por mais três a cinco minutos para que a mistura fique bem homogênea e consistente.

Espalhe a mousse sobre a base. Finalize polvilhando raspas de limão siciliano. Leve ao refrigerador por cerca de três horas.








Prometo falar mais sobre doces... Mesmo não gostando tanto quanto deveria...

Um comentário:

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.