quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PASTA ALLA TOSCANA

Segundo o poeta e jornalista brasileiro Mário Quintana (1906-1994), " Viajar é mudar a roupa da alma." Afirmação que compartilho com o poeta, mesmo porque discutir com poetas não é de bom alvitre.

Pena que hoje viajo muito menos do que gostaria.

Mesmo assim existem destinos que estão no meu rol de desejos e que com certeza me esforçarei para conhecer. Um deles é a Toscana...

A Toscana é uma região da Itália central com  cuja capital é Florença, só por isso já é motivo suficiente para conhecer. Como se não bastasse, a Toscana é o berço da uva Sangiovese que é a base dos maravilhosos Brunello e Chianti, melhores vinhos italianos que já tomei...

Elegante e tradicional, a comida típica da Toscana é um convite aos pequenos prazeres gastronômicos. Considerada por muitos como o esteio da cozinha italiana, a cozinha Toscana é recheada de pratos típicos feitos com produtos frescos da região. O azeite de oliva, os tomates, as favas, os presuntos e salames são destaques dessa culinária de inspiração camponesa. Muitos das preparações são uma alusão à “Cucina Povera”, ou cozinha pobre, época em que tudo devia ser feito com muita inteligência e imaginação.

A preparação mais conhecida é a bisteca alla Fiorentina, um grande e macio filé grelhado, que pode ser servido com azeite e limão fresco, sempre mal passado, claro... Em geral, é acompanhado de feijão branco temperado com azeite de oliva. Mas cada cidade e província tem suas próprias especialidades.

Recentemente um amigo retornou de uma incursão bucólica à Cortona, cidade Toscana tradicional, ainda com ares feudais. Lá ele ficou hospedado na casa de um morador, comendo e bebendo como os nativos por sete dias. O que para mim isso deve ter sido um sonho. Lá seu senhorio, um admirador do Brasil, fez uma pasta para seus convidados. Essa é a receita que hoje tento repetir. Obviamente que os ingredientes precisaram ser adaptados à nossa realidade tupiniquim.

Mas valeu a pena e aumentou a vontade de conhecer a Toscana: "Pasta Alla Toscana"...

INGREDIENTES (para seis pessoas):
  • 500 g de fettuccine grano duro
  • 300 g de linguiça toscana
  • 200 g de linguiça de porco defumada
  • 100 g de bacon
  • 01 cebola grande picada
  • 02 dentes de alho picados
  • 01 lata de tomate pelado
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsa e manjericão secos
PREPARO:

Em uma panela com quantidade suficiente de água salgada, cozinhe a massa até que fique al dente. Reserve junto com um pouco da água do cozimento.

Em uma frigideira aquecida com a manteiga, refogue o alho e a cebola. A seguir frite o bacon e a linguiça defumada. Retire a pele da linguiça toscana e coloque seu conteúdo junto das outras carnes. Frite. Coloque então o tomate pelado picado e a mesma quantidade de água. Misture bem, adicione as ervas secas, deixe levantar fervura e corrija o sal e a pimenta.

Adicione a massa, misturando bem para que a massa absorva os sabores. Sirva a seguir, salpicado com as ervas ou com queijo e regados por um bom fio de azeite. Harmonizado, claro, com um Chianti...

Ingredientes simples mas com pequenos e complexos prazeres gastronômicos...













Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.