segunda-feira, 26 de maio de 2014

PENNE AO MOLHO POMODORO COM PERFUME DE LIMONCELLO

Algumas receitas nascem e se criam pela vontade e inspiração de quem cozinha ou para se quem cozinha. Outras pela necessidade e disponibilidade dos ingredientes. A seguir sugiro uma combinação de ingredientes e sabores que se tornaram um prato só porque a casualidade os fez estarem juntos na minha dispensa...

A cozinha de ocasião é a minha preferida, cozinhar com o que se tem em mãos. É claro que muitas vezes os sabores não se complementam, mas só saberemos se experimentarmos... Então minha sugestão é sempre que tentem, transformem a vontade, ou necessidade, de cozinhar em uma experiência agradável e lúdica.

Penne ao molho pomodoro com perfume de limoncello, para vocês...

INGREDIENTES (para seis pessoas):

  • 500 g de penne grano duro;
  • 250 g de pancetta cortada em cubos
  • 01 cebola grande picada;
  • 02 dentes de alho picados;
  • 01 lata de tomate pelado;
  • 50 ml de limoncello;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Salsa seca a gosto;
  • Queijo ralado a gosto;
  • Azeite quanto baste.

PREPARO:

Cozinhe a massa até que ela fique al dente, em quantidade suficiente de água salgada. Reserve a massa e uma xícara da água de seu cozimento.

Em uma panela aquecida com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho. Assim que a cebola começar a "suar" adicione a pancetta. Como conversamos usei a pancetta por dois motivos. Primeiro porque eu gosto do seu sabor e segundo porque eu sempre tenho um pedaço guardado. Mas não se preocupem caso não a tenham, pois o bacon defumado também resolve.

A pancetta deverá então fritar inicialmente e terminando seu processo de cocção posteriormente na redução do molho, para isso misture o limoncello neste momento. O limoncello é um licor de limão siciliano. Uma iguaria formidável, tanto como auxiliar em preparações ou como "digestivo" após as refeições. E hoje ele já é bem acessível, com uma relação custo-benefício que justifica ter uma garrafa guardada...

Adicione a seguir a lata de tomate pelado e a mesma quantidade da lata em água. Adicione sal e pimenta do reino. Deixe levantar fervura e reduzir em cerca de 1/3 de seu volume. Na redução o álcool do licor irá evaporar, ficando seu sabor e seu perfume, com notas ente levemente ácidas a adocicadas. Esse diferencial do sabor também irá diminuir a acidez característica dos molhos de tomate.
Desligue então o fogo e misture o penne ao molho, deixando que ele absorva bem os sabores e o perfume. Caso ele fique seco, adicione um pouco da água do cozimento reservada.. Salpique com a salsa seca e o queijo ralado na hora.